Categoria Designer

Designer Criativo, 5 Fundamentos, Tutorials and much more

O que é design de material?

Material Design é uma linguagem de design orientada para Android criada pelo Google, que oferece suporte a experiências de toque na tela por meio de recursos avançados e movimentos naturais que imitam objetos do mundo real.

Os designers otimizam a experiência dos usuários com efeitos 3D, iluminação realista e recursos de animação em GUIs imersivos e consistentes em plataforma.

Por que os usuários confiam nas interfaces “Realer”?

O Material Design surgiu como a ideia do Google em meados de 2014, codinome "Quantum Paper" e representa uma nova abordagem "tinta e caneta". Com design de material, o objetivo é fornecer saída de alta qualidade de forma consistente em todas as plataformas, proporcionando ao usuário objetos de prazer no mundo real. Ao contrário do retrato de itens relevantes à cultura (por exemplo, cestos de lixo) no skeuomorphism, design de material envolve a aplicação de leis básicas, naturais do mundo físico, principalmente em causa iluminação e movimento. A ideia é que, imitando o mundo físico, reduzimos as cargas cognitivas dos usuários por meio de cuidadosa atenção ao layout, à linguagem visual e à biblioteca de padrões, maximizando a previsibilidade e eliminando a ambiguidade.O conceito de "cartão" da Material Design serve como um sistema para elementos de camadas e animações; também permite uma experiência mais personalizada (por exemplo, mostrando seguidores no Twitter).

"Ao contrário do papel real, o nosso material digital pode expandir e reformar de forma inteligente.O material tem superfícies e bordas físicas. Costuras e sombras fornecem significado sobre o que você pode tocar. " 

- Matias Duarte, vice-presidente de design de materiais do Google

É vital que o design do material atenda às expectativas dos usuários de como os componentes devem se comportar. Por exemplo, objetos na tela são mais confiáveis ​​se seguirem as leis da gravidade.

Design de Material
Design de Material - Design de Material

Autor/Titular dos Direitos Autorais: Google LLC. Direitos Autorais e Licença: uso justo

Três elementos simples - uma mensagem instantânea

"Mágico" e "previsível" - um paradoxo indispensável

Aplicando Material Design

  • A metáfora do material
    Tomando o conceito de realidade tátil, você:
  • Elementos arrojados, gráficos e bem escolhidos acrescentam significado e são agradáveis ​​aos olhos
    • Torne os projetos em negrito para que os usuários percebam a hierarquia instantaneamente e possam se concentrar e desenhar significados apropriados. O excelente uso de cores e espaço em branco, imagens fortes e grande tipografia em toda a tela ajudam os usuários a se tornarem imersos na experiência.
    • Projete para solicitar que os usuários atuem e mostre a funcionalidade enfatizando ícones e superfícies como sugestões.
  • Faça mensagens com movimento
    • Coloque os usuários no controle, mostrando as alterações diretamente de suas ações.
    • Faça animações em um único ambiente / estágio, em movimentos contínuos de fluxo.
    • Certifique-se de que as respostas sejam claras, mas sutis: não há movimentos bruscos/imprevisíveis.

Combinar escolhas de design arrojadas e deliberadas com sutileza sobre suas reações naturais à entrada do usuário é fundamental. Por exemplo, se o usuário colocar um item selecionado em um grupo de objetos, o último deve se mover para o lado, acomodando-o. Em Design de Materiais, tentamos não fazer coisas mágicas, como desaparecer ou mover-se por conta própria. Em vez disso, traduzimos a familiaridade do mundo físico limitado para telas que têm potencial ilimitado. A rolagem infinita do YouTube exemplifica isso.

Rolagem Infinita
Rolagem Infinita - Rolagem Infinita

Autor/Titular dos Direitos Autorais: Google LLC. Direitos Autorais e Licença: uso justo

Usando preenchimentos de superfície contrastantes para representar a elevação

Design de Materiais, Redesenhado

Em maio de 2018, o Google lançou uma versão revisada para solucionar um grande problema - as diretrizes originais eram restritivas, enfatizando a função ao invés do estilo. Porque os aplicativos são criados de acordo com o design de material em disco. O Google precisa equilibrar a consistência do Material Design com a capacidade de diferenciação, a fim de garantir aos designers a flexibilidade de se adaptar às necessidades da marca. A versão 2 apresenta não apenas uma nova ferramenta, mas também uma suíte de ferramentas (incluindo novos pacotes de ícones e um editor de temas de material) que você pode usar para personalizar seus projetos. Assim, você pode ajustar a estética para se adequar à presença de marca da sua organização enquanto se baseia na fundação de leis naturais atemporais.

ícones
ícones - ícones

Autor/Titular dos Direitos Autorais: Google LLC. Direitos Autorais e Licença: uso justo

2DP delineou ícones para máxima legibilidade onde quer que você os aplique