Diferença entre HTTP e FTP

HTTP e FTP são os protocolos de transferência de arquivos usados para transferir dados entre o cliente e o servidor.

Funções HTTP semelhantes ao FTP e SMTP em funcionamento combinados. O FTP é um protocolo que classifica o problema quando um cliente e um servidor de comunicação têm uma configuração diferente. O ponto básico que distingue HTTP e FTP é que o HTTP on request fornece uma página da web de um servidor da web para o navegador da web. Por outro lado, o FTP é usado para fazer upload ou download de arquivos entre o cliente e o servidor. Vamos discutir algumas outras diferenças entre HTTP e FTP com a ajuda do gráfico de comparação mostrado abaixo.

 

Base para Comparação HTTP FTP
Básico É usado para acessar sites. Transfere arquivo de um host para outro.
Conexão Estabelece conexão de dados apenas. Estabelece duas conexões: uma para dados e uma para controle.
Portas TCP Usa a porta TCP 80. Usa a porta TCP 20 e 21.
URL URL terá em seu inicio http://. URL terá em seu inicio ftp://.
Eficiente Éeficiente na transferência de arquivos menores, como páginas da web. É eficiente na transferência de arquivos maiores.
Authentication Normalmente não requer autenticação. Normalmente requer uma senha.
Dados O conteúdo transferido para um dispositivo não é salvo nesse dispositivo. O arquivo transferido para o dispositivo é salvo nesse dispositivo host.

Definição de HTTP

HTTP é um protocolo de transferência de hipertexto. Ajuda no acesso a dados da World Wide Web. O HTTP funciona de forma semelhante às funções de combinação de FTP e SMTP. Semelhante ao funcionamento do FTP pois como o FTP, ele transfere arquivos usando o serviço do TCP. Mas ele usa apenas uma conexão TCP, ou seja, conexão de dados, nenhuma conexão de controle separada é usada no HTTP. O HTTP usa serviços do TCP na porta número 80.

O HTTP é semelhante ao SMTP porque os dados transferidos entre o cliente e o servidor aparecem como mensagens SMTP. Mas as mensagens HTTP não são destinadas aos humanos para leitura, elas são interpretadas e lidas pelo servidor web e pelo navegador da web. Ao contrário das mensagens SMTP, as mensagens HTTP são entregues imediatamente em vez de serem armazenadas e encaminhadas.

Os comandos do lado do cliente são enviados em uma mensagem de solicitação para o servidor da web. O servidor da web envia o conteúdo solicitado em uma mensagem de resposta. O HTTP não fornece nenhuma segurança, para ativar a segurança, ele é executado na camada Secure Socket.

Definição de FTP

FTP é um protocolo de transferência de arquivos. É usado para copiar um arquivo de um host para outro. Ao copiar um arquivo de um host para outro, os problemas que podem ocorrer são, o host de comunicação pode ter diferentes convenções de nome de arquivo, pode ter diferentes estruturas de diretório, maneira diferente de representar dados. O FTP supera todos esses problemas. O FTP é usado quando dois hosts com diferentes configurações desejam trocar dados entre eles.

O FTP usa os serviços do TCP para transferir o arquivo entre o cliente e o servidor. O FTP estabelece duas conexões, uma para transferência de dados no número de porta TCP 20 e outra para informações de controle (comandos e respostas) no número de porta TCP 21. A conexão separada para dados e comandos torna o FTP mais eficiente.

A conexão de controle tem regras simples para comunicação, mas a conexão de dados tem regras complexas devido à variedade de dados transferidos. O FTP foi projetado quando a segurança não era um grande problema. Embora o FTP exija uma senha que é enviada em um texto simples que pode ser interceptado. Assim, pode-se adicionar Secured Socket Layer entre a camada de aplicação FTP e a camada TCP para fornecer segurança.