Como adicionar proteção por senha para um diretório usando o cPanel

Às vezes, você pode achar a melhor prática proteger com senha um diretório na sua conta. 

Isso pode adicionar uma camada extra de proteção aos arquivos que você não deseja que o público em geral tenha acesso. Senha protegendo um diretório pode ser facilmente realizada usando a opção no cPanel. Neste guia, você pode ajuda-lo a adicionar e remover a proteção por senha em um diretório, usando o cPanel.

Como funciona a proteção por senha?

É importante entender como a proteção por senha em um diretório funciona. Quando você escolhe proteger com senha um diretório no cPanel, o cPanel cria uma regra em seu arquivo .htaccess. Essa regra especifica que a pasta está protegida e o visitante precisará fornecer o nome de usuário e a senha corretamente para efetuar login e visualizar os arquivos contidos nele.

Aviso: Quando um usuário tenta acessar o diretório protegido por meio de um navegador, o site solicita que ele digite um nome de usuário e uma senha. O nome que você escolher para o diretório protegido também será exibido. Além disso, todos os subdiretórios existentes no diretório protegido estarão acessíveis, uma vez autenticados.

Adicionar Proteção por Senha

Passo 1: Faça o login no cPanel.

Passo 2: Vá para a seção Arquivos e clique no ícone Privacidade do Diretório.

Privacidade do Diretório

Privacidade do Diretório - Privacidade do Diretório

Passo 3: Selecione o diretório que você deseja proteger com senha e, em seguida, você verá as permissões.

Definir Diretório

Definir Diretório - Definir Diretório

Passo 4: Clique na caixa de verificação "A senha protege este diretório".

Passo 5: Digite um nome do diretório que você está tentando proteger no campo "Insira um nome para o diretório protegido:".

Insira um nome para o diretório protegido

Insira um nome para o diretório protegido - Insira um nome para o diretório protegido

Passo 6: Clique no botão Salvar para salvar o nome que você digitou para o diretório e a opção para proteger o diretório com senha.

Salvar diretório com senha

Salvar diretório com senha - Salvar diretório com senha

Passo 7: Crie um usuário para conceder acesso ao diretório protegido, digitando as credenciais nos campos Nome de usuário, Nova senha e Confirmar senha.

Passo 8: Clique em Salvar para salvar as credenciais digitadas.

Salvar Usuário

Salvar Usuário - Salvar Usuário

Remover Proteção por Senha

As etapas para remover a proteção por senha em um diretório são bastante rápidas e simples. Um motivo pelo qual você pode querer proteger um diretório com senha e, em seguida, remover a proteção é para fins de testes. Ou, se você estiver finalmente pronto para tornar o diretório  aberto ao público, poderá remover a proteção por senha para que todos possam acessar os arquivos no diretório. As instruções abaixo são as etapas para remover a proteção por senha.

Passo 1: Faça o login no cPanel.

Passo 2: Vá para a seção Arquivos e clique no ícone Privacidade do Diretório.

Passo 3: Selecione o diretório na lista de pastas para as quais você deseja remover a proteção por senha. O diretório deve aparecer com uma trava na frente, se estiver atualmente protegido por senha.

Diretório Protegido

Diretório Protegido - Diretório Protegido

Passo 4: Desmarque a caixa que diz "A senha protege este diretório".

Passo 5: Por fim, clique no botão Salvar.